sexta-feira, 20 de setembro de 2013

SIC quer partilhar canal HD

Francisco Pinto Balsemão esteve esta quinta-feira no regulador dos media a ‘reclamar’ a partilha de um canal em HD na TDT.

Uma solução que não obriga a alterações legislativas, mas que reacende o diálogo sobre a partilha de um espaço entre os três canais generalistas, que até aqui não se entenderam.

“Pensamos que na lei vigente, há uma saída para a oferta de mais um canal em TDT, que é o famoso canal tripartido em HD entre os três operadores", sublinhou.
O presidente da Impresa, dona da SIC, que falou à saída da reunião com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, criticou ainda a pressa com que se “quer resolver os problemas da RTP” dando-lhe mais canais na TDT.
É que se for assim, Balsemão diz que a SIC também quer, mas a estratégia e a prioridade é “um canal em HD”.
Sobre o entendimento a que obriga o canal tripartido, o presidente da Impresa confirma e desdramatiza. 

“Sim, mas se agora há esta pressa de encontrar mais aplicações para um sistema que foi mal montado desde o início e que devia servir para a expansão tecnológica das televisões, e pelo contrário parece estar a complicada, estamos empenhados e sabemos que do lado da TVI também há essa boa vontade em encontrar essa solução. Até haver depois uma aplicação mais lógica", disse.
Mas, apesar da vontade manifestada da SIC e da TVI, na busca de uma solução que não obrigue a alterações legislativas imediatas, a verdade é que a ERC está ainda a tratar de saber quem é o verdadeiro proprietário do espaço.
“O que está em causa, basicamente, é o canal condomínio (HD). Vamos ver se o espaço ainda está disponível, porque temos informações contraditórias sobre o seu verdadeiro proprietário”, revelou Carlos Magno, presidente do regulador.
Mas, para este organismo, e à semelhança do que pretendem os operadores, o objectivo do regulador é “alargar a oferta na TDT” e, como ficou claro, “há uma solução imediata, respeitando as leis em vigor”.

CM Jornal



Nenhum comentário: