sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SIC e TVI ameaçam ir para tribunal contra a ERC

As duas estações de TV consideram que a aprovação da ERC à disponibilização dos canais RTP Informação e RTP Memória na plataforma de televisão digital terrestre (TDT), em sinal aberto, viola princípio da não discriminação.
Num comunicado conjunto, SIC e TVI dizem-se "dispostas a agir judicialmente, em conjunto, contra a decisão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC)".
As duas televisões privadas consideram que a decisão "viola o princípio da não discriminação entre os três operadores generalistas, já que estes devem ter a mesma possibilidade de utilização do espetro e, em iguais circunstâncias, melhorar a qualidade da emissão através da introdução do sistema High Definition (HD) ou aumentar a sua oferta de conteúdos e de canais".
SIC e TVI consideram, por isso, a decisão "absolutamente inaceitável" e lamentam que "seja a ERC a introduzir um gravíssimo elemento de concorrência desleal no mercado". "Não é retirando capacidade de utilização de espaço radioelétrico aos operadores privados que se vai melhorar a oferta da televisão em Portugal", defendem.
Os dois canais privados consideram que se trata de uma mudança de opinião por parte da ERC, que não entendem. "Em março do ano passado, o mesmo Conselho Regulador da ERC, tinha negado a possibilidade da RTP reforçar a sua oferta de canais na TDT. O Conselho Regulador alegava que tal aprovação implicava uma alteração na Lei da Televisão, algo que nunca se verificou", lembram.
No comunicado, a SIC e TVI "lamentam ainda que a TDT esteja a ser usada para tentar resolver os problemas estruturais da RTP" e que "o Governo, sem ter ainda definido o modelo de financiamento da RTP, queira agravar os seus custos atuais.

DN

ERC dá luz verde a RTP Informação e RTP Memória na TDT

Regulador dos 'media' deu resposta positiva a pedido de esclarecimento enviado pela administração da RTP. Decisão final fica agora a cargo do Governo.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC)deliberou esta semana que os canais RTP Informação e a RTP Memória poderão ser integrados no leque de canais distribuídos em sinal aberto na plataforma de Televisão Digital Terrestre (TDT). A decisão surge na sequência de um pedido de esclarecimento sobre este assunto enviado à ERC, no final de agosto, pela administração do operador público. 

Segundo apurou o Expresso, a decisão do Conselho Regulador contou com três votos favoráveis e dois contra. O presidente Carlos Magno e a vogal Raquel Alexandre votaram vencidos.

Curiosamente - e apesar de já ter defendido em vários fóruns a necessidade de aumentar a oferta de canais distribuídos na plataforma de TDT -, a mesma ERC já tinha emitido em 2012 uma deliberação contra a entrada da RTP Informação e RTP Memória na TDT, solicitada num projecto de lei do PCP. A deliberação foi, nessa altura, justificada por questões de índole técnica e jurídica.

A decisão de sentido inverso agora tomada pelo regulador dos media não garante, no entanto, que a RTP possa avançar já com um pedido de emissão destes dois canais na TDT. A resposta ao pedido de esclarecimento da RTP indica apenas que a ERC não vê qualquer obstáculo legal a que essa emissão ocorra. Mas a decisão final fica a cargo do Governo.

Governo vai avançar com mais canais.

Como avança o Expresso na sua edição impressa de hoje, o Governo está neste momento a estudar o dossiê TDT e a avaliar vários cenários. Mas tem uma decisão já tomada: o executivo considera que a atual oferta de canais distribuídos em sinal aberto na TDT (RTP1, RTP2, SI, TVI e Canal Parlamento) é insuficiente, pelo que o reforço de canais será mesmo uma realidade.

Falta definir, no entanto, a forma como esse alargamento de canais será feito.

Em cima da mesa está a avaliação da capacidade técnica do atual Mux A (plataforma) de TDT para a distribuição de mais canais e, no limite, avançar para um concurso que permita o lançamento de um novo Mux com capacidade para distribuir mais canais em sinal aberto.

Em causa está o facto de o atual Mux A permitir nove canais com emissão em tecnologia. Mas com a evolução natural do mercado para a emissão em alta definição (HD) - já solicitada por SIC, TVI e RTP - esse espaço irá reduzir-se. 

Além de que o caderno de encargos inicial da TDT previa ainda espaço para o 'quinto canal' e para um canal HD gerido em 'condomínio' por RTP, SIC e TVI.

Tendo em conta a exiguidade do espectro disponível, o Governo não coloca de parte a possibilidade de avançar então com um novo Mux de TDT, que permita acolher novos canais - não apenas da RTP, como também dos operadores privados que já emitem em sinal aberto ou de outros que já manifestaram interesse nesta plataforma, como foi o caso recente do grupo Cofina, dono do "Correio da Manhã" e da CM TV.

O Expresso sabe, aliás, que a recente discussão em torno da eventual disponibilização da RTP Informação em sinal aberto é considerada como "redutora" pelo Governo como forma de aumentar a oferta de canais. na TDT. 

Além de que, a avançar, essa medida só seria possível concretizar se o Governo e a administração da RTP garantissem o financiamento necessário (entre 5 a 7 milhões de euros) para a migração do canal de informação para esta plataforma. 

Estas alterações no quadro atual da TDT em Portugal são uma das peças do puzzle da reforma global que o ministro Miguel Poiares Maduro está a preparar para o sector e que terá como primeiro passo a divulgação, no dia 9 de outubro, da proposta do Governo para o novo contrato de concessão da RTP.

O documento, que será apresentado em primeira mão aos deputados na Comissão de Ética da Assembleia da República, será depois colocado em período de discussão pública. O primeiro ato, simbólico, dessa discussão, ocorrerá nesse mesmo dia 9, com a apresentação da proposta de contrato de concessão aos trabalhadores da RTP.

Expresso.pt

domingo, 22 de setembro de 2013

Cofina quer canal em sinal aberto


Presidente do grupo afirma intenção em carta ao presidente da ERC.
Paulo Fernandes quer um canal em sinal aberto na Televisão Digital Terrestre (TDT) e, preferencialmente, em alta definição (HD). O presidente do grupo Cofina, que detém o CM e a CMTV (canal exclusivo do MEO), garante que a empresa está em condições de "desenvolver um projeto credível e sustentado" em sinal aberto na TDT, "quer a nível de conteúdos, quer a nível da ‘expertise’ tecnológica". 

Em carta enviada à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), o empresário lembra que a CMTV, que criou 80 novos postos de trabalho, difunde diariamente entre 12 e 14 horas de produção própria, em HD, totalmente em português. 
No documento, o gestor manifesta ainda "o desejo de concorrer a futuras concessões de alvará para televisão FTA [sinal aberto], no quadro da TDT", e compromete-se a apresentar "um projeto de interesse nacional, com qualidade técnica, privilegiando a produção nacional e a língua portuguesa".
Paulo Fernandes defende mais canais em sinal aberto e entende que só o "aparecimento de novas propostas poderá continuar a cativar o interesse do público e dos investidores publicitários". Neste contexto, afirma que a empresa é "penalizada na sua concorrência com os restantes grupos media de relevo, porque justamente não possui um canal" em sinal aberto, já que mais de 75% do investimento publicitário em Portugal é feito neste tipo de televisão.

CM Jornal

sábado, 21 de setembro de 2013

RTP quer abrir mais televisão ao sinal aberto da TDT


A RTP quer ter mais canais em sinal aberto na televisão Digital Terrestre  para que os portugueses possam ver mais televisão sem pagar. Esta a resposta de Alberto da Ponte a Francisco Pinto Balsemão. O presidente da imprensa detentora da SIC opõe-se à proposta de passar o canal RTP informação para sinal aberto.

Video RTP Aqui

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Liga Espanhola, Inglesa e Francesa na TV Portuguesa


LIGA ESPANHOLA

R. Vallecano Vs Barcelona: 21.09 - 19h00
-Sport Tv Live - Hispasat

Valladolid Vs AT Madrid: 21.09 - 1h00
Sport Tv 1 - Hispasat

Real Madrid Vs Getafe: 22.09 - 18h00
Sport Tv 1 - Hispasat


LIGA INGLESA

Chelsea Vs Fulham: 21.09 - 17h30
-Benfica TV - Hispasat

M. City Vs Manchester Utd: 22.09 - 16h00
-Benfica Tv - Hispasat


LIGA FRANCESA

St Etienne Vs Touluse: 20.09 - 19h30
-Sport Tv Live - Hispasat

PSG Vs Monaco: 22.09 - 20h00
-Sport Tv Live - Hispasat

Liga ZON Sagres - Fim de semana 20-22 Setembro



Arouca Vs Sp Braga: 20.09 - 20h30
-Sport tv1 HD - Hispasat

Belenenses Vs Maritimo: 21.09 - 18h00
-Al Jazeera Sport +2 - Hotbird & Nilesat
-Sport Tv 1 HD - Hispasat

Sporting Vs Rio Ave_ 21.09 - 18h00
-Al Jazeera Sport +9 - Nilesat
-Sport Tv 1 HD - Hispasat

Vt Guimarães Vs Benfica: 22.09 - 18h00
-Al Jazeera Sport +2 - Hotbird & Nilesat
-SportDigital TV - Astra1
-Sport Tv Live HD - Hispasat
-RTP Int - Hotbird

Estoril Vs Fc Porto: 22.09 - 18h00
-Al Jazeera Sport +2 - Hotbird & Nilesat
-SportDigital TV - Astra1
-Sport Tv 1 HD - Hispasat

SIC quer partilhar canal HD

Francisco Pinto Balsemão esteve esta quinta-feira no regulador dos media a ‘reclamar’ a partilha de um canal em HD na TDT.

Uma solução que não obriga a alterações legislativas, mas que reacende o diálogo sobre a partilha de um espaço entre os três canais generalistas, que até aqui não se entenderam.

“Pensamos que na lei vigente, há uma saída para a oferta de mais um canal em TDT, que é o famoso canal tripartido em HD entre os três operadores", sublinhou.
O presidente da Impresa, dona da SIC, que falou à saída da reunião com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, criticou ainda a pressa com que se “quer resolver os problemas da RTP” dando-lhe mais canais na TDT.
É que se for assim, Balsemão diz que a SIC também quer, mas a estratégia e a prioridade é “um canal em HD”.
Sobre o entendimento a que obriga o canal tripartido, o presidente da Impresa confirma e desdramatiza. 

“Sim, mas se agora há esta pressa de encontrar mais aplicações para um sistema que foi mal montado desde o início e que devia servir para a expansão tecnológica das televisões, e pelo contrário parece estar a complicada, estamos empenhados e sabemos que do lado da TVI também há essa boa vontade em encontrar essa solução. Até haver depois uma aplicação mais lógica", disse.
Mas, apesar da vontade manifestada da SIC e da TVI, na busca de uma solução que não obrigue a alterações legislativas imediatas, a verdade é que a ERC está ainda a tratar de saber quem é o verdadeiro proprietário do espaço.
“O que está em causa, basicamente, é o canal condomínio (HD). Vamos ver se o espaço ainda está disponível, porque temos informações contraditórias sobre o seu verdadeiro proprietário”, revelou Carlos Magno, presidente do regulador.
Mas, para este organismo, e à semelhança do que pretendem os operadores, o objectivo do regulador é “alargar a oferta na TDT” e, como ficou claro, “há uma solução imediata, respeitando as leis em vigor”.

CM Jornal



RTP estuda rede própria para poupar seis milhões



TV. A RTP pode vir a ter a sua própria rede de Televisão Digital Terrestre (TDT), que atualmente é assegurada pela Portugal Telecom (PT).


De acordo com a Comissão de Trabalhadores (CT) da estação pública e um estudo académico da Universidade do Minho, de Sérgio Denicoli e de Mariana Lameiras, “a RTP possuiu uma rede de transmissores que foi construída para a rádio digital terrestre que pode ser adaptada” lê-se no documento a que o DN teve acesso. Uma rede T-DAB que, segundo garante a CT no mesmo estudo, possui capacidades para receber sinais via satélite e retransmiti-los”.


Nem o professor nem a CT precisam qual o volume de custos envolvidos nesta alteração mas adiantam que esta solução não acarreta mais custos para os lares com TDT. “Vão ser precisos estudos mais aprofundados. A adaptação não é muito onerosa porque a parte mais cara está feita, ou seja, a estrutura da rede está toda montada. Basta transformar um passivo em ativo e, cm poucos anos, a RTP pode deixar de gastar com o transporte de sinal o que atualmente paga afirma Sérgio Denicoli.
Recorde-se que o presidente da RTP Alberto da Ponte, declarou em Comissão Parlamentar de Ética, em julho, que seria muito bom limitar o custo” da TDT, cujo montante estava acima dos seis milhões de euros anuais, “Os indica dores dizem-nos que não é necessário um grande investimento afirma Camilo Azevedo, porta voz da CT, que afirma que “o valor é amortizável em poucos anos”
Um engenheiro eletrotécnico especialista em TDT garantiu ao DN que “a adaptação da rede pode custar em torno de dez milhões de euros porque mais de 80% dos custos estão pagos”. A cobertura da rede, lê-se no documento, chegou, “em períodos de teste a 72% do território e a 74% da população. Um valor que explica o mesmo engenheiro que pediu anonimato, “pode ultrapassar os 80% do território com a multifrequência”.
De acordo como estudo, que o porta-voz da CT disse ter já enviado ao ministro-adjunto e do Desenvolvimento regional, Miguel Polares Maduro, e a adaptação da rede T-DAB pode ser feita em três cenários. Numa primeira possibilidade transformar a rede T-DAB em rede TDT. Um investimento que “seria reduzido perante a economia que a RTP alcançaria ao não ter de pagar a terceiros.
Num segundo cenário, seria possível adaptar a rede para as transmissões multimédia, incluindo telemóveis, tablets, portáteis e auto-rádios. Os custos da adaptação são quase nulos, lê-se. O terceiro cenário sena um hibrido das duas soluções anteriores com possibilidade de haver serviços interativos. Entre eles “a possibilidade de serviços de telebanco, sendo que cada instituição interessada em utilizar a tecnologia seria um potencial cliente para a RTP” descreve o documento.

DNoticias

SIC e TVI querem mais canais TDT (15.09.2013)

SIC e TVI querem alargar a sua oferta na TDT. O canal de Carnaxide ambiciona ainda emitir em HD (alta definição). 

"Como é público, a RTP gostava de ter a RTP Informação e a RTP Memória em sinal aberto. Mas também a SIC e a TVI. Recebi uma carta do presidente executivo da Impresa [dona da SIC], Francisco Pinto Balsemão, com sugestões para a TDT. E outra de Rosa Cullell, administradora da Media Capital [detém a TVI], com propostas muito detalhadas", conta ao CM Carlos Magno.


O presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social confirmou ainda ao CM que tem havido encontros com o ministro da tutela, bem como com a Autoridade das Comunicações (ANACOM).

Desde que assumiu funções no Governo que Miguel Poiares fala no aumento do número de canais na TDT. "Há canais que estão excluídos no cabo", disse, na ocasião, na Assembleia da República. Fonte oficial da ANACOM confirmou ao CM "haver espetro disponível para mais sete a oito canais na TDT". Já no caso do HD (alta definição), o espaço disponível seria apenas para um.

Portugal, com apenas cinco canais na TDT: RTP 1, RTP 2, SIC, TVI e Canal Parlamento/ARTV, é o país da União Europeia com menos canais gratuitos em sinal aberto, segundo dados do Observatório Europeu (OEA). Dos 34 países analisados, o Reino Unido é dos que têm mais canais gratuitos, 71, mas Itália também não fica atrás e conta com 67.

A Europa tem até junho de 2015 para fazer a transição para o digital.

CM Jornal


RTP quer mais dois canais na TDT (23.08.2013)


A estação pública de televisão está a estudar a hipótese de trazer dois dos canais que tem na televisão paga para a televisão digital. SIC e TVI podem contra-atacar com emissões em HD.

A RTP está alegadamente interessada em trazer para a Televisão Digital Terrestre a emissão dos canais RTP Informação e RTP Memória. O operador público já terá pedido à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) para incluir os dois canais na oferta de televisão não paga. 
A informação é avançada pelo Público que diz ainda que a RTP pediu que fossem alteradas as obrigações junto da Portugal Telecom - como operador que assegura a TDT - para a inclusão dos dois canais. Mais do que a ERC, o canal público tem que conseguir autorização junto da Autoridade Reguladora das Comunicações (Anacom) para que a capacidade do espectro seja aumentada. 
O espectro atual não tem capacidade para suportar os dois canais da RTP, como ficou comprovado com um parecer que a ERC elaborou em 2012 a propósito de uma proposta do PCP para alargar a oferta de canais na TDT. 
A RTP não comentou as informações avançadas pelo Público. O jornal avança no entanto que a iniciativa poderá ser bem sucedida já que o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, está a estudar a hipótese de aumentar o número de canais não pagos. Também a ERC está a elaborar um outro estudo sobre a TDT. 
Caso o pedido da RTP seja aceite vai haver uma alteração na estratégia económica do canal. Atualmente a estação pública de televisão recebe para ter os canais nos operadores de cabo, ao passo que na TDT os canais vão representar uma despesa por pagamento de uma taxa de emissão à PT. 
Noutras informações já detalhadas pelo TeK, um parecer da ERC recomendava a criação de um ou mais canais, enquanto um estudo da Autoridade da Concorrência concluiu que o TDT está "aquém das possibilidades em Portugal". 
O jornal Público escreve ainda que a SIC e a TVI estão a estudar a possibilidade de começarem a emitir em alta definição, por forma a ocupar o espectro para que não haja a entrada de novos canais na grelha de emissão nacional. 

Sapo.pt

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Liga Europa 19.09.2013 - FTA & TV Portugal


Fiorentina Vs Paços Ferreira: 18h00
-Mediaset Italia 2 - Hotbird
-SIC - Hispasat & TDT Portugal

Valencia Vs Swansea: 18h00
-Sport TV Live HD - Hispasat
-Cuatro - TDT Espanha

Panduri Vs Denipro: 18h00
-2+2 - Astra 4

PSV Vs Ludogorets: 18h00
-Sport TV 2 HD - Hispasat

Maccabi Vs Apoel: 18h00
-Sport TV 3 - Hispasat

E. frankfurt Vs Bordeus: 18h00
-Sport TV 1 HD - Hispasat

Tottenham Vs Tromsa: 20h05
-ITV 4 HD - Astra 2
-Sport Tv 2 HD - Hispasat

Vt Guimarães Vs Rijeka: 20h05
-Sport TV 1 HD - Hispasat

Betis Vs Lyon: 20h05
-W9 - Eurobird 9
-Sport TV 3 - Hispasat

Estoril Vs Sevilha: 20h05
Sport Tv Live HD - Hispasat

Freiburg Vs Slovan Liberec: 20h05
-Kabel 1 - Astra1

Dynamo Kiev Vs Racing Genk: 20h05
-2+2 - Astra 4


terça-feira, 17 de setembro de 2013

Liga Campeões - FTA & TV Portugal




Terça 17.09.2013 - 19h45

SL Benfica Vs Anderlecht: 19h45
-TVI - Hispasat & TDT

Manchester Utd Vs Bayern Leverkusen
-ITV / ITV HD - Astra2
-STV (scotland) / HD - Astra2
-UTV (ulster) / HD - Astra2
-Sport TV Live / HD - Hispasat

Galatasaray Vs Real Madrid
-Sport TV 1 / HD - Hispasat
-TVE 1 - TDT Espanha

Olimpiakos Vs PSG: 19h45
-Sport TV 3 / HD - Hispasat

Bayern Munique Vs CSKA
-2+2 - Astra 4A
-Sport TV 2 / HD - Hispasat

Quarta 18.09.2013 - 19h45

Austria Viena Vs FC Porto
-Sport tv1 - Hispasat

Chelsea Vs Basileia
-Sport tv2 - Hispasat

Napoles Vs B. Dortmund
-Italia 1 - Hotbird
-ZDF - Astra1 & Hotbird

At Madrid Vs Zenit
-Sport tv3 - Hispasat

Barcelona Vs Ajax
-Sport tv Live - Hispasat