quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Arrancam os novos canais HD da ZON

Já começaram a bordo do Hispasat os novos canais da ZON TV Cabo em Formato HD. O TV Cine 4 HD e a RTP HD. No caso do TV Cine, já era um canal prometido e era esperado este mês, já no caso da RTP, este era um canal temporário no mês de Agosto para cobrir os jogos olímpicos de Pequim e tudo indica que agora irá juntar-se à oferta HD da Principal operadora via satélite de Portugal. não se sabe quais os moldes em que a RTP irá fornecer o canal à ZON, se tem programação diferenciada da versão SD ou se faz como a maior parte dos canais em Alta Definição, em que somente os programas em HD são emitidos no formato nativo e o restante em versão normal ou 16:9. O que é certo é que a ZON disponibiliza mais um canal na norma 1080P.
Ambos os canais estão no Transponder 47 do Hispasat onde estão os restantes canais HD da ZON: NatGeo HD; MOV HD e Sporttv HD. Mais 3 serviços estão em teste.

11.731V 27500 3/4 - Nagravision3

3 comentários:

Unknown disse...

Canais de televisão na ZON em 1080p? Epá, isso era uma novidade mundial (o que há até agora é VOD em 1080p, nunca canais de televisão nessa norma).

Amigo, veja lá se era isso que queria dizer.

joe_matos disse...

Boas,
então há qualquer coisa que não percebo: SD= 720 x 576 pixéis, ou 576 linhas de 720 pixéis, enquanto nos ecrãs HD a resolução vai de 1280 x 720 até 1920 x 1080 pixéis. Logo, quanto maior for a quantidade de pixéis, melhor a definição da imagem e mais nítidos são os detalhes. Gostaria então de saber qual a resolução dos canais da ZON... posso estar enganado, não sou rei da sabedoria.
Abraço.

joe_matos disse...

Voltando ao assunto, julgo que o amigo me percebe no post, claro que não existe "norma" 1080, mas sim resolução. Mas para bom entendedor meia palavra basta, diz o ditado.