terça-feira, 28 de outubro de 2008

TDT - Novidades Importantes

A PT depois de ter recebido luz verde para as licenças da TDT por parte da entidade reguladora, não brinca em serviço. Dois dias depois de obter a licença, arrancou com testes de sinal e imagem na grande Lisboa. Agora surgem noticias de que este sábado dia 01 de Novembro começam as emissões experimentais com alargamento da rede de emissores e retransmissores. Monsanto vai ser um dos novos emissores. Quanto ao resto do país, é esperado a qualquer momento testes no grande Porto, extendidos depois aos grandes centros urbanos, casos de margem sul, Coimbra, Braga, etc. O facto de as coisas estarem assim é surpreendente e pela positiva, Abril era a data de inicio oficial, com os testes a serem esperados em Janeiro ou Fevereiro. Antes do Natal com certeza que teremos a TDT em pleno pelo menos nos grandes centros urbanos.

Até aqui tudo bem, mas... continua uma icógnita cada vez mais dissipada de que as emissões serão mesmo em Mpeg-4, levando ao desespero milhares de consumidores que adquiriram LCDs e até mesmo boxes Mpeg-2 (eu inclusive) dotados de tunners TDT Mpeg-2. Lá se vai ter que comprar mais uma box... Por outro lado, os preços dos actuais LCD devem baixar, e vão aumentar de certeza os dotados de Mpeg-4. No meio disto tudo, uma coisa é certa, Portugal vai mesmo ficar na linha da frente em termos Mundiais, ao contrário dos outros paises que depois de anos em Mpeg-2, estão a implementar agora o Mpeg-4.

Agora resta esperar a chegada das emissões aos emissores "principais" de Portugal (Monte da virgem, Marão, Lousã, S- Mamede, Foia, etc,), aí sim, veremos a TDT a chegar a todos. Pena é a oferta miserávél, que nem um só canal temático teremos, quem ficará a ganhar será a MEO TDT, que irá vender tudo o que extra se queira ver... quando a oferta paga chegar.

Nenhum comentário: