quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Alta Definição

Depois de um Post anterior ter causado alguma confusão e até comentários (justos) acerca das emissões em HD pela ZON, fica aqui de forma sucinta o que é de facto a Alta Definição em Televisão via Satélite:

A alta definição pode ser definida como uma novidade em termos de emissões de TV em que a qualidade da imagem apresentada é 2 a 4 vezes superior à standard. Utiliza normalmente o formato 16:9 e som Bolby Digital. A HDTV usa 720 linhas horizontais e 1080 linhas horinzontais. Estas linhas são no fundo a imagem que nós vemos no ecrã do televisor. A quantidade de linhas tem a ver directamente com a qualidade apresentada. Existem dois tipos de imagem quanto a linhas: 720 e 1080. No caso das 720 linhas é usado a letra "p" que significa que o varrimento da imagem é feita em progressão, ao passo que nas 1080 a letra utilizada é o "i" que siginifica entrelaçado. Mas muitos fabricantes, especialistas e outros usam na mesma a letra "p" para os 1080. Depois temos os pixeis, quantos mais quantidade e menor tamanho melhor - Isto aumenta a definição. É por isso que vulgarmente se diz: "imagem pixelada" quando a nitidez não é muita ou se está demasiado perto da TV.
As primeiras emissões em HD via satélite foram na norma Mpeg-2, mas hoje em dia é usado a Mpeg-4. Esta ultima permite melhor compressão e leva a um melhor aproveitamento de espaço em termos de transponders.

Aqui deixo a imagem de um simbolo da Samsung com "1080P"

2 comentários:

Unknown disse...

Peço desculpa mas não vi que tinha respondido ao meu comentário. Ainda noto alguma confusão na sua explicação sobre HD. Passo a explicar:

Há três modos de imagem HD: 720p, 1080i e 1080p. Estas têm a ver com a resolução da imagem. O número indica o número de linhas horizontais. A letra indica se o modo é entrelaçado ou progressivo.
No modo 720p, a resolução da imagem é 1280*720.
Tanto no modo 1080i como no modo 1080p a resolução é de 1920*1080, ou seja, muito superior. Qual é a diferença entre um e outro? É, precisamente, um ter imagem entrelaçada e o outro ter progressiva. Isto significa que, em 1080i, se tirássemos uma fotografia, víamos linha as linhas pares. Se tirássemos outra fotografia logo a seguir, víamos as linahs ímpares. Ou seja, as linhas aparecem e desaparecem, o que nos dá a ilusão de estarem lá todas ao mesmo tempo. Em 1080p, estão lá todas ao mesmo tempo. O mesmo acontece com o modo 720p, em que todas as linhas são transmitidas simultaneamente. Não existe modo 720i.
Ora, quais são os modos usados actualmente? Os três. Em televisão, só são usados o 720p e o 1080i (o 1080p necessita de uma quantidade de dados que não é, por agora, comportável por redes de Televisão). O 1080p é usado nos discos Blu-Ray.
A questão em qual se deve usar depende do tipo de transmissão: se for de desportos, o 1080i mostra a sua fragilidade: devido ao piscar das linhas, imagens mais rápidas aparecem tremidas. Assim sendo, há muita gente que prefere o 720p ao 1080i: apesar de ter menos resolução, a imagem é muito mais estável.

Nas suas emissões, julgo que a ZON usa 1080i (até na SportTV HD). A Zon Box HD+DVR converte este sinal para 720p, por isso ninguém tem bem a certeza sobre qual o modo usado.

Espero ter sido explícito na minha explicação.

Cumprimentos.

joe_matos disse...

Obrigado pela explicação, para isso mesmo permito os comentários. Abraço.