sábado, 21 de julho de 2007

Taça da Lida nas RTP & Sporttv



A RTP e a Sport TV vão transmitir 20 dos 39 jogos da Taça da Liga (Carlsberg Cup), a nova competição futebolística nacional disputada unicamente pelas equipas da primeira e segunda ligas, e que tem início no dia 4 de Agosto. Segundo revelou ao DN fonte da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), a RTP garantiu os direitos de transmissão de nove partidas, tendo a Sport TV assegurado onze.
"Há ainda pormenores a acertar, mas a RTP e a Sport TV foram aquelas que, globalmente, apresentaram as melhores propostas, mas não sei quanto ofereceram", disse ao DN fonte dentro da LPFP, que se recusou a confirmar a informação avançada ontem pelo Jornal de Negócios de que a RTP estaria disposta a pagar 2,5 milhões de euros pelos direitos de transmissão. No entanto, de acordo com as informações apuradas, a assinatura dos contratos e consequente divulgação pública da adjudicação "está para breve".

A decisão da LPFP foi tomada no princípio da semana, depois de duas fases de um concurso em que participaram também a TVI e a SIC. A segunda fase correspondeu à entrega de uma proposta final em envelope fechado, de onde terão sido escolhidas as duas propostas vencedoras. A mesma fonte confirmou também que o atraso na decisão da atribuição dos direitos terá ocorrido devido ao facto de os canais de sinal aberto terem inicialmente manifestado desinteresse na transmissão de jogos das duas primeiras eliminatórias da Taça da Liga, em que participam apenas equipas da segunda liga e os últimos oito classificados da primeira.
A competição começa a 4 de Agosto. Vai ser disputada em quatro eliminatórias, seguidas de uma fase final a que acedem apenas quatro equipas. A final terá transmissão em canal aberto (portanto, será exibida na RTP) e está agendada para o dia 22 de Março de 2008.
Ao longo do mês de Agosto, e até ao início da I Liga, o futebol regressa em força à televisão portuguesa, até porque o produto é apetecível para os programadores. Um jogo com os grandes significa, quase sempre, boa audiência.

Nenhum comentário: